Logo sigla HIJG

Hospital Infantil Joana de Gusmão - HIJG foi representado por membros da equipe multiprofissional de atendimento ao paciente portador de fibrose cística (EMAPFC), no VI Congresso Brasileiro de Fibrose Cística 2017, que ocorreu em Curitiba entre os dias 05 a 08 deste mês.


Foi uma oportunidade para consolidar conhecimentos e abrir novos caminhos para o estudos e pesquisas de novas técnicas de tratamento.


O congresso é voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e educadores físicos, buscando a integralidade de ações em prol do paciente portador de Fibrose Cística.


Um tema novo abordado foi a inclusão da Terapia Nutricional de forma mais ampla no tratamento da Fibrose Cística.


A equipe do HIJG apresentou 9 trabalhos entre palestras, mesa redondo e posters, que proporciona para os estudiosos da Fibrose Cística conhecer os avanços desenvolvidos pela equipe para a melhoria do tratamento.
Os membros da EMAPFC do Hospital Infantil Joana de Gusmão foram;
DR. Norberto Ludwig Neto, Presidente do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC).
Nutricionista Eliana Barbosa, Nutricionista e 1° Tesoureiro do GBEFC .
Dr.ª Mônica Lisboa Chang Wayhs, Nutróloga e membro do Conselho Fiscal do GBEFC.
Dr. Luiz Roberto Agea Cutolo, Pneumologista.
Dr.ª Vanessa Borges Platt, Pediatra.
Dr.ª Louise Lapagesse de Camargo Pinto, Geneticista.
Dr. José Eduardo Pereira Ferreira, Gastroenterologista.
Ana Carolina da Silva Almeida, Fisioterapeuta.
Monique Ferreira Garcia, Nutricionista.
Sonia Gonçalves Costa S. Palácios, Enfermeira.
Simone Scheibe, Psicóloga.


Entre os palestrantes internacionais foram citados como destaque pelos temas apresentados os seguintes nomes;

Dr. CARLOS MILLA, professor associado do Centro de Excelência em Biologia Pulmonar, Universidade de Stanford, Califórnia, Estados Unidos, responsável por oito centros de triagem neonatal.


Dr.ª MARGARIDA AMARAL, Doutora em Química (Bioquímica/Genética Molecular), FCUL 1993 Professora de Biologia Molecular, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Pesquisadora do BioFIG (Centro de Biodiversidade, Genômica Funcional e Integrativa), pesquisas sobre a proteína CKQTL.


Dr.ª THERESA LAGUNA, professora Adjunta em Pediatria, Pediatria Pulmonar e Medicina do Sono na Universidade de Minnesota, Minneapolis, Estados Unidos; Diretora do Programa de FC Pediatra na Universidade de Minnesota; Co-Diretora do Centro de FC de Minnesota, Universidade de Minnesota.


Dr.ª VIRGINIA STALLINGS, professora de Pediatria na Faculdade de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. Diretora do Centro de Nutrição e diretora de desenvolvimento de docentes no Instituto de Pesquisa no Hospital Infantil de Filadélfia, Filadélfia, Pensilvânia, EUA.

Secretaria de Estado da Saúde - Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rui Barbosa, 152 - Agronômica - Florianópolis / SC | Fone: 48 3251-9000