Logo sigla HIJG

COMPREENDENDO A ANQUILOGLOSSIA

Lançamento dia 27/05/19, do 1º curso de Anquiloglossia EAD pelo Telessaude-SC tem vagas esgotadas em menos de 24 horas!!!
Profissionais da Fonoaudiologia e Odontologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, estão entre outros colaboradores do Estado de SC que participaram na construção da base teórica do curso.

Desde 2015 os Serviços de Fonoaudiologia e Odontologia do HIJG tem atuado em parceria quanto ao diagnóstico e tratamento da Anquiloglossia, atuando com base no cumprimento do que foi proposto na Lei Federal nº 13.002/ 2014, mais conhecida como “ Teste da Linguinha’, com a responsabilidade de ser um hospital referência em SC. Cientes de que não há consenso entre os diferentes grupos de profissionais da saúde, iniciamos e temos cada vez mais constatado o quanto esta demanda precisa ser considerada e atendida o mais precocemente.

Anquiloglossia é uma anomalia oral congênita relacionada à não apoptose completa do frênulo lingual durante o desenvolvimento embrionário. Ela está relacionada ao desmame precoce, baixo ganho de peso e outras complicações, prejudicando o desenvolvimento dos bebês. Nesse contexto, é de suma importância capacitar os profissionais da saúde para diagnosticarem os pacientes, o mais precocemente possível, bem como organizar os fluxos, nas redes de atenção à saúde bucal dos municípios brasileiros, para lidarem com esta demanda, ainda reprimida no cenário das práticas da Odontologia e da Fonoaudiologia, parceiros importantes do diagnóstico precoce e nas etapas ligadas ao tratamento.

o

Secretaria de Estado da Saúde - Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rui Barbosa, 152 - Agronômica - Florianópolis / SC | Fone: 48 3251-9000