Logo sigla HIJG

GRUPO DE SAÚDE MENTAL


No ano de 2008, uma equipe multidisciplinar passou a fazer parte do quadro do Hospital Infantil, no ambulatório, com um serviço voltado ao atendimento para adolescentes e suas famílias. Era chamado de AMA - Atenção Multidisciplinar ao Adolescente. Com a aposentadoria de vários destes profissionais, o serviço foi reestruturado com outros profissionais do HIJG e passou a atender não somente adolescentes, mas também crianças. A sigla AMA, não atendia mais os objetivos do novo grupo, que passou a ter como denominação Grupo de Saúde Mental.

Objetivo: Realizar atendimento ambulatorial com crianças, adolescentes e famílias, numa perspectiva multidisciplinar, tendo como base os pressupostos de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, em consonância com o que apregoa o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - lei nº 8.069 de julho de 1990 e o SUS - Sistema Único de Saúde.

A equipe é formada por 2 psiquiatras, 1 hebiatra, 1 assistente social, 1 pedagoga, 1 fonoaudióloga, 1 nutricionista e 1 técnica administrativa.


Situações alvo: o Grupo de Saúde Mental atenderá crianças e adolescentes encaminhados pelas Unidades de Saúde locais, Conselhos Tutelares, Promotoria da Infância e Juventude, Escolas, Ambulatório do HIJG, demanda espontânea e outras instituições que atuem na área da infância e adolescência. A população atendida poderá estar ou não apresentando agravos na saúde integra. Dentre estes agravos salientamos:

A - sofrimento psíquico severo - transtornos de comportamento, alimentares, de humor e psicóticos;
B - transtornos de desenvolvimento neuropsiquiátricos;
C - situações de vulnerabilidade psicossocial:

alterações no crescimento e desenvolvimento;
dificuldades e conflitos psicoemocionais;
conflitos familiares;
dificuldades no processo de socialização;
problemas de aprendizagem e adaptação no contexto escolar;
crianças e adolescentes vítimas e geradores de violência.


Faixa etária atendida: crianças e adolescentes até 14 anos e 11 meses.
Informações: 3251-9261

Secretaria de Estado da Saúde - Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rui Barbosa, 152 - Agronômica - Florianópolis / SC | Fone: 48 3251-9000