Logo sigla HIJG

Sobre o HIJG

O Hospital Infantil Joana de Gusmão é uma unidade de saúde parte a Secretaria do Estado de Saúde do Governo de Estado de Santa Catarina.

O HIJG, cuja construção teve início em abril de 1977, deve seu nome a uma homenagem à beata Joana de Gusmão. Nascida em Santos, São Paulo, em 1688, a beata viveu um período de sua vida em Santa Catarina, nas proximidades da Lagoa da Conceição.

A beata dedicou-se à construção de capelas e atendimentos a crianças.

O período compreendido entre 1939 a 1962, chegaram a Santa Catarina vários pediatras com o objetivo de fundar e organizar a pediatria catarinense. Na evolução, um grupo de pediatras fundou em Florianópolis, o Hospital Infantil Edith Gama Ramos.

Em 13 de março de 1979, Ano Internacional da Criança, é inaugurado o Hospital Infantil Joana de Gusmão - HIJG, substituindo o Hospital Edith Gama Ramos.

Hospital Infantil Edith Gama Ramos (HIEGR), o primeiro hospital infantil do Estado, foi inaugurado, em Florianópolis, em 26 de fevereiro de 1964, pelo Governador Celso Ramos, recebendo o nome Edith Gama Ramos, em homenagem à sua esposa.

O hospital, situado em construção anexa à Maternidade Carmela Dutra, passou a atender a população infantil do Estado e, possibilitou, através de convênio com a UFSC, o ensino da pediatria em nível de graduação. Em 1966, criou o Programa de Residência Médica em Pediatria e, em 1977, o Programa de Residência em Cirurgia Pediátrica. Nesse hospital nasceu o Voluntariado Hospitalar em 1975, conhecido como Associação de Voluntários da Saúde (AVOS), que foi a base para criação de outras associações de voluntários em hospitais catarinenses.

No HIEGR, foi criado o primeiro plantão médico hospitalar e o primeiro regime de sobreaviso, ambos não remunerados. Cinco enfermeiras, procedentes de faculdades de Caxias do Sul e de Porto Alegre, organizaram o serviço de enfermagem e, cinco anos depois, criaram o Curso de Enfermagem da UFSC, com a visão de suprir nosso Estado com recursos humanos qualificados.

O hospital foi organizado pelo pediatra Miguel Salles Cavalcanti, que acompanhou sua construção tijolo a tijolo. Um mês antes da inauguração, faleceu em função de grave enfermidade. Foi sucedido pelo pediatra Armando Valério de Assis, que imprimiu uma administração moderna com resultados surpreendentes.

Em 28 de dezembro de 1979 foi desativado.

Em seu lugar surgiu, no bairro Agronômica, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, que não apenas deu continuidade como aprimorou todos os serviços que vinham sendo realizados, sendo, hoje, considerado um dos oito melhores hospitais de criança e do ensino de pediatria e suas especialidades da América Latina.

Missão, Visão e Valores

Visão

Permanecer como centro de excelência e de referência para o Estado de Santa Catarina.

Prestar, de acordo com princípios éticos e humanizados,

atendimento preventivo, curativo e social a crianças e adolescentes,

bem como formar e capacitar recursos humanos e incentivar a pesquisa clínica.

Estrutura

O Hospital Infantil Joana de Gusmão possui uma área de 22.000 m², 126 leitos de internação, Ambulatórios especializados - Geral, Hospital Dia, Oncologia, Hospital Dia Cirúrgico.

Ainda possui 840 funcionários

• Unidade B
  • Unidade C
  • Unidade D
  • Unidade E
  • Hospital Dia Cirúrgico HDC
  • Unidade Berçário
  • Unidade Isolamento
  • Unidade Oncologia
  • Unidade Ortopedia
  • Unidade Queimados
  • Unidade de Terapia Intensiva Geral
  • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

As unidades são especializadas em:

Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Cabeça e Pescoço, Hebiatria, Infectologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Nutrologia, Oncohematologia, Queimadura, Pediatria Geral, Pneumologia, Psiquiatria e Terapia Intensiva.

Cirúrgicas:

Cirurgia Pediátrica Geral, Bucomaxilofacial, Cabeça e Pescoço, Neurocirurgia, Plástica, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia.

Direção

Diretor HIJG: Dr. Flamarion da Silva Lucas

Diretor Clínico: Dr. Roberto Souza Morais

Gerente Técnica: Drª Marcos Paulo Guchert

Gerente de Administração: Nelson José Fernandes

Gerente de Enfermagem: Enfª Adriana da Silva Bernardes

Comunicação Social

A Comunicação Social do Hospital Infantil Joana de Gusmão coordena as ações de comunicação para o público interno e as mensagem dirigidas à comunidade.

Entre suas funções está a análise dos pontos negativos da Instituição e medidas para solucioná-los, além de criar ambiente harmônico entre os funcionários.

A Comunicação Social do HIJG conta, também, com a assessoria de imprensa, elo necessário entre os meios de comunicação e as informações da Instituição.

Secretaria de Estado da Saúde - Hospital Infantil Joana de Gusmão

Rui Barbosa, 152 - Agronômica - Florianópolis / SC | Fone: 48 3251-9000